Buscar
  • MyFit

Os Melhores Alongamentos



Os alongamentos são movimentos contrários à contração. Quando praticamos atividade e exercício físico e não alongamos o nosso corpo, sentimos certo desconforto no dia seguinte. Mas os alongamentos não são apenas importantes para quem pratica atividade física. Dores nas costas, insônias, tensão nos músculos entre outros incômodos podem melhorar com a prática regular de alongamentos, pois estes englobam inúmeros benefícios como por exemplo, o relaxamento e alívio da tensão muscular, a melhora da postura e da flexibilidade corporal, e até mesmo o aumento do bem-estar físico e mental.


É essencial a prática de alongamentos constante, de preferência todos os dias. É importante ressaltar que não pode sentir dor ao alongar-se e deve fazê-lo de forma correta, com calma, relaxada, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Deve ser feito de preferência supervisionado por um profissional da área. Cada posição de alongamento deve ser feita de 15 a 45 segundos.


Quais são os alongamentos mais fáceis e práticos, para realizar todos os dias?

1. Sente-se no chão ou em num colchão e estique a perna direita. Flexione a esquerda para que a ponta do pé esteja ao nível do joelho direito. Respire profundamente e estique o braço direito, a ideia é que consiga tocar na ponta do pé, mas comece aos poucos.

Realize o alongamento para as duas pernas.



2. Em pé com as costas direitas e as pernas juntas, coloque o braço direito sobre a cabeça e toque a orelha esquerda. Gire o pescoço como se quisesse tocar o ombro direito, exercendo alguma pressão com a mão. O outro braço permanece relaxado ao lado do corpo. Repita com o lado oposto. Quando terminar, leve as duas mãos para a parte de trás do pescoço e baixe a cabeça o máximo que puder. Outra opção de alongamento para o pescoço é movê-lo para cima e para baixo (como se dissesse sim) e da esquerda para a direita (como se dissesse não).



3. Este alongamento também é feito de pé, mas com as pernas ligeiramente separadas à largura dos ombros. Com as costas bem direitas, estique o braço direito e coloque-o ao lado do seu rosto. Deixe a esquerdo apoiado ligeiramente na coxa. Repita seguidamente para o outro lado.

4. Deite-se no colchão com as costas direcionadas para cima, com as pernas e os braços estendidos ao longo do corpo. Apoie as duas mãos ao lado do corpo e levante o tronco. A ideia é que os braços estejam bem esticados e as costas permaneçam retas. Recue ligeiramente a cabeça. Este alongamento é semelhante à postura da cobra do Yoga.

5. Apoie os joelhos no chão e estique o corpo para a frente. Traga os braços à frente da cabeça e fixe a testa no colchão.Verá como os músculos da coluna vertebral, lombar e cervical ficarão relaxados.

Bons Alongamentos!

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo